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RECEITAS & SOBREMESAS

Como gelato e sorvete podem ajudar a aumentar o faturamento do seu restaurante?

Gianpietro Bosco, Co-fundador AmoGelato

3 de Dezembro de 2016

Nós já tivemos gelateria de rua durante oito anos antes de focar no segmento de restaurantes, portanto, conhecemos muito bem os desafios de gerenciar um ponto de venda, atrair consumidores e aumentar o faturamento. Nosso desafio continua sendo aquele de ajudar a vender mais, dar ideias e criar soluções junto com nossos parceiros, especialmente para venda de sobremesas, portanto, separamos algumas dicas que usam técnicas comportamentais para você aumentar o faturamento do seu restaurante usando sorvete ou gelato.

USE FOTOS ATRATIVAS
Nosso cérebro precisa de somente 13 milissegundos para processar uma imagem, portanto fotos são a maneira mais eficaz de comunicarmos nossos produtos. Porque só imaginar aquela calda de chocolate escorrendo por cima do gelato se você pode mostrar isso em uma bela foto para seu cliente? E que tal a foto de um belo affogato cremoso? De um milk shake com mescla de frutas num copo transparente? De uma quenelle perfeita decorando o seu prato? Fotos ajudam as descrições a venderem ainda mais.

SUPER DESCRIÇÃO PARA SUPER PRODUTOS
Um estudo da Universidade de Illinois mostrou que produtos descritos com mais romantismo e sensibilidade vendem 27% a mais que as descrições tradicionais e frias, portanto dê aos seus produtos a descrição que eles merecem e provoque o efeito “água na boca” nos seus clientes.

Citar as marcas usadas no preparo (como a AmoGelato, por exemplo), desde que elas tenham um alinhamento com a sua filosofia de trabalho ou um prestígio no mercado onde atuam, também é uma estratégia que empresta credibilidade ao menu. Ou seja, ao invés de usar uma descrição sem graça e objetiva como “Brownie com bola de sorvete de creme” no seu menu, você venderia muito mais se escrevesse, por exemplo, “Brownie quentinho com recheio de doce de leite mineiro e gelato artesanal italiano AmoGelato® de Vaniglia Africana regado com calda de chocolate meio amargo.

Reparem que além das duas técnicas mencionadas, usamos uma terceira que é aquela de citar termos étnicos ou localidades geográficas para transmitir ainda mais a ideia de originalidade e autenticidade. De acordo com o psicólogo experimental Charles Spence, da Universidade de Oxford, um rótulo étnico ou geográfico, como um nome italiano ou francês, chama a atenção de uma pessoa para uma determinada característica em um prato e evoca a sensação sinestésica de certos sabores e texturas.

Mas cuidado! Não crie expectativas exageradas ou falsas nos seus clientes! Busque os atributos especiais dos seus produtos e capriche nas descrições. Descrições mais elaboradas, além de abrir o apetite ajudam as pessoas a tomarem melhores decisões.

USE O CANTO SUPERIOR DIREITO DO CARDÁPIO
Um estudo coreano mostra que nós somos mais sugestionados pelo primeiro item que nos chama atenção. Mas qual é o melhor local do cardápio para inserirmos este item? Grandes empresas como Coca-Cola usam técnicas de “scanpaths” que analisam o movimento dos olhos dos clientes ao entrarem numa loja ou vasculharem conteúdos em menus, sites, jornais, etc. Viu-se que o canto superior direito do menu é o local onde os olhos focam primeiro. Como as sobremesas com gelato e sorvete são as mais rentáveis, uma ótima estratégia é coloca-las nesta posição.

A observação mostra que os clientes leem o cardápio como um livro, na ordem cronológica, mas a psicologia mostra que tendemos a nos lembrar mais dos itens de uma lista que vimos primeiro. Alguns restaurantes destacam no lado superior direito um prato caro para que, ao buscar outras opções, o cliente fique sugestionado com preços menores por causa da sua lembrança de preço alto anterior.

FORME VENDEDORES, NÃO ATENDENTES
Seus atendentes ou garçons não devem ser meros tiradores de pedidos, eles devem conhecer o produto e saber vende-lo. Para isto, nada melhor que uma rodada de degustação com seus funcionários com explicações dos produtos e, se possível, um pequeno material para estudar. Se sua equipe gostar do produto as chances dele ser recomendado de maneira entusiasmada e apaixonada para os clientes aumenta drasticamente. Isto aumenta a qualidade do atendimento, a satisfação do cliente e seu ticket médio. Oriente sua equipe a oferecer as opções mais rentáveis e, dentro delas, com certeza estão as sobremesas com sorvete.

CRIE PROMOÇÕES
Uma ótima maneira de incentivar o consumo das suas sobremesas com gelato e sorvete é atrelá-las a uma promoção junto com outros itens do seu cardápio. Combos comuns são hamburgers + milk shake, brownie + porção extra de sorvete, churros + sorvete, peça rodízio (ao invés de a la carte) e ganhe uma porção de sorvete, etc. Uma ótima maneira de mostrar que aquela promoção tem vida curta é limitando as quantidades vendidas (somente “x” unidades) ou o período (somente até dd/mm). Não faça promoções eternas e sempre troque o objeto promovido para que os clientes sempre tenham um atrativo para voltar à sua loja e seu restaurante faturar mais.

FAÇA TUDO PELAS CRIANÇAS
Como você atrai as crianças para o seu restaurante? Uma excelente maneira é fazer com que aquele momento da sobremesa com gelato ou sorvete se transforme em um momento agradável e divertido. Ofereça, por exemplo, sabores infantis como nossos parceiros do Zazá Bistrô que incluíram em seu cardápio kids AmoGelato de Leite Ninho e, mais recentemente, Nata com crocante de Oreo (ou biscoito Negresco). Qual criança resiste a estes sabores se ainda forem acompanhados de outros alimentos gostosos? Separamos neste post algumas receitas de sundae para crianças para você turbinar seu negócio!

Algumas outras ideias:
– Ter um menu exclusivo para crianças. Além da possibilidade de oferecer seus pratos regulares em porções menores e bom preço, a escolha do prato acaba virando uma tarefa educativa e lúdica, que incentiva as crianças a pensar, desenvolver suas preferências, acostumar-se com o processo de decisão (independência nas escolhas), tudo isso aliado a uma comunicação colorida e agradável. O momento da refeição vai se tornar uma agradável reunião familiar. E quanto mais em casa seu cliente se sentir, mais chances você tem eu ele retorne.

– Ter espaços para eventos kids. Se sua loja for grande o suficiente ou tiver um espaço ocioso, mesmo que pequeno, por que não pensar em encontros da turminha para brincadeiras, jogos, teatros, etc? E quando a fome e a sede baterem, você estará lá!

– Dar brinquedos ou mimos aliado a promoções. Esta técnica funciona em todo o mundo. Adapte a prática de uma forma que não pareça muito apelativa para assim, conquistar crianças e pais.

Aproveite estas dicas e mãos à obra!
E depois não esqueçam de contar pra gente os resultados!

Quer a AmoGelato no seu restaurante, bistrô ou hotel?
Fale com a gente!

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